quarta-feira, 14 de julho de 2010

O corpo físico e os campos de energia humana - I

O corpo físico consiste de um complexo de musculatura e articulação óssea, animado por um campo de energia. Sem exceção, todo ser humano possui um campo de energia ou aura, que circula e adentra o corpo físico. Esse campo energético se relaciona diretamente com a saúde, de modo a torná-la plena ou limitada, equilibrada ou irregular. Trago a este espaço aprendizados e ensinamentos preciosos sobre esta relação, frutos de experiências subjetivas, objetivas e significativas para meu crescimento pessoal e profissional.

A proposta é se permitir experimentar outras maneiras de percepção além dos sentidos, conforme aprendemos desde a infância. No livro "Mãos de Luz", da ex-física nuclear Barbra Ann Brennan, a autora classifica a faculdade de "sentir" por meio de uma sensibilidade especial, de Alta Percepção Sensorial (APS), também conhecida como clarividência. Isto quer dizer que somos capazes de desenvolver uma faculdade, uma capacidade de ver, de cheirar, de tocar, de ouvir coisas, sem o contato material. Tal percepção situa-se para além dos sentidos normais, mas, não é imaginação. Quando uma pessoa se dá conta dessa faculdade, adentra um univeso de possibilidades de melhorar sua saúde e de servir à humanidade. A atuação enquanto pedagoga me possibilita o exercício primoroso da escuta. Tenho constatado variados graus de estresse em diferentes situações.  Mas, tenho visualizado mais ainda, a enorme possibilidade de superação desse estado, que retira da pessoa as reservas necessárias de energia. 

Quando escuto os estudantes com problemas de aprendizagem ou de adaptação à escola; quando escuto os professores com seus inúmeros desafios para ensinar e se relacionar com diferentes platéias na sala de aula; quando escuto pais e mães em suas limitações e dificuldades para educar os filhos; quando me escuto e escuto meus colegas em suas dúvidas, e os níveis de tensão que tudo isso ocasiona, fico maravilhada com o que essa experiência me proporciona. Uma ampliação de meus sentidos e um refinamento de minha humanidade. 
 E o que esta escrita tem a ver com saúde? Isto veremos no próximo texto.

 Grande abraço, paz e muita saúde!
Celiana.